segunda-feira, 24 de outubro de 2011


Conferência Estadual de Saúde

O SISPPMUG fez-se presente através do companheiro Altair, o mesmo trabalha na Secretaria de Saúde – Vigilância Sanitária, delegado representando nossa entidade na 10ª Conferencia Estadual de Saúde do Paraná, entre os dias 17 a 19 de outubro, em Curitiba.

A Conferência de Saúde é o fórum de debate, entre todos os segmentos da sociedade representada através de entidades, com a finalidade de avaliar a situação de saúde do Estado, fixar diretrizes da política de saúde, definir e priorizar propostas para melhorar a qualidade dos serviços de saúde do Estado, proporcionando à população melhor qualidade de vida. Avaliar experiências e avanços organizacionais dos conselhos de saúde é condição imprescindível para o aprimoramento e ajustes comuns na consolidação desta instituição mediadora entre o Estado e a Sociedade. Atualmente vivemos em um processo de afirmação democrática na concepção da gestão do interesse público na área da saúde. Todo processo de descentralização e municipalização da saúde condiciona-se a existência legal da instância do controle social, o conselho de saúde, ainda que persistam entraves culturais e políticos para que esse exercício se faça pleno e de direito.
Alem das autoridades de nosso Estado, estava o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o qual repassou as políticas de saúde do governo federal para nosso Estado, recursos nas mais variadas ações de saúde, como UPA, Farmácia Popular, Cirurgias de Alta Complexidade, contribuindo para a melhoria da saúde de todos os paranaenses.
Ocorreram várias oficinas, Saúde do Trabalhador, Atenção Básica, Saúde do Idoso e Financiamento, umas das mais concorridas, foi à presença do renomado medico sergipano que atuou também no Ministério da Saúde, Gilberto de Carvalho, especialista no assunto, (recursos para saúde).
Muitas propostas foram aprovadas, a mais aguardada, a regulamentação da EC 29 (mais recursos para a saúde), 30 horas para os servidores da saúde, fornecimento dos medicamentos de alto custo para população (aumento da oferta), dentre outras.
Conferência Nacional de Saúde
Outro ponto marcante foi à escolha dos representantes do Paraná a participar da etapa nacional. Haviam quatro vagas no segmento/subsegmento de trabalhadores da saúde (no estado todo), após uma acirrada disputa nossa entidade foi contemplada com uma das vagas à capital federal, portanto, teremos representação na 14ª Conferencia Nacional de Saúde, que acontecerá de 30 de novembro a 04 de dezembro, em Brasília – DF., fazendo parte da delegação do Paraná nesse importante evento que terá participação todos os estados da federação. Oportunidade impar, comentou Altair, afinal, estaremos, propondo, discutindo, debatendo a promoção e a prevenção da saúde para efetivar os direitos de todos os usuários do Sistema Único de Saúde em nosso país.
 Altair Angelo dos Santos.

Nenhum comentário: