sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

SAÚDE DA MULHER


                                                                                                                                              
A saúde da mulher, preocupação de organismos nacionais e internacionais relacionados a Saúde Publica, sendo objeto de estudo de vários pesquisadores e está contemplada nos protocolos do Ministério da Saúde – Pacto pela Vida: conjunto de compromissos de saúde considerados prioritários, pactuados pelo Ministério da Saúde, Secretarias Estadual e Municipal de Saúde.

Uma das principais medidas do Ministério da Saúde é o controle do câncer de colo de útero (Papanicollaou, mais conhecido Preventivo) e o de mama (Mamografia) , por isso inúmeras campanhas são desenvolvidas para prevenir tais doenças em mulheres com idade fértil, em todo o Brasil.

É o exame que previne o câncer de colo uterino. Deve ser realizado em todas as mulheres com vida sexualmente ativa, pelo menos uma vez ao ano. Se o resultado do exame for negativo por três anos seguidos, a mulher pode fazê-lo de três em três anos.

Consiste na coleta de material do colo uterino para exame em laboratório.

É um exame simples e barato, porém algumas mulheres ainda resistem em realizá-lo por medo ou vergonha.

Se você conhece alguma mulher que ainda não faz esse exame, converse com ela sobre sua importância. Lembre-se que a prevenção é sempre o melhor remédio!

Nos últimos 50 anos a incidência e a mortalidade por câncer de colo uterino vêm diminuindo, graças às novas técnicas de rastreamento do Exame de Papanicolau. Por isso, ele é um dos mais importantes exames para prevenção da saúde da mulher. Ano passado ocorreram em torno de 18.430 novos casos de Câncer de Colo de Útero, em 2008 4.812 mortes.

O exame pode ser feito gratuitamente em qualquer Unidade Básica de Saúde do Sistema Único de Saúde, procure uma mais próxima de sua residência, para maiores informação, ligue para Secretaria Municipal de Saúde 3621-3700 ou no Sindicato (3623-8033).

 Saúde é cidadania!!!

Lembrando:
A saúde é direito de todos, assegurado em nossa lei maior, a Constituição Federal, portanto, procure se informar como anda a saúde em nosso município, procure o Conselho Municipal de Saúde, faça a sua parte, exija seus direitos, denuncie a falta de médicos, de medicamentos do SUS, de exames de alta complexidade, de leitos nos hospitais públicos, para que possamos ter uma saúde publica, gratuita, de qualidade e de fácil acesso.

Colaboração do texto: Altair Angelo dos Santos



Nenhum comentário: