segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

SISPPMUG PARTICIPA DE EVENTO NACIONAL



O Sindicato dos Servidores, Funcionários Públicos e Professores Municipais de Guarapuava esteve representado no evento nacional “ III Encontro Nacional da Comissao Intersetorial de Saude do Trabalhador – CIST, nos dias 15 e 16 em Brasilia DF. Altair Ângelo dos Santos foi escolhido para representar Guarapuava nas discussões.
A saúde é um direito de todos é um dever do Estado, direito esse contemplado em nossa Carta Magna, a Constituicao Federal. Isso ficou melhor assegurado com o advento da Lei Organica da Saúde (Lei N° 8.080 e N° 8.142), de 1990 –SUS.
O SUS preve a participação da sociedade, atuando na formulação de estratégias e no controle da execucao da politica de saude, inclusive nos aspectos economicos e financeiros.
Tendo em vista a necessidade de aprofundar o debate e trocar informacoes sobre as Comissoes Intersetoriais de Saude do Trabalhador – CIST nos Estados e municipios, melhorar a articulacao entre a CIST/CNS com as CISTs Estaduais e Municipais e a necessidade de definir estrategias para implementacao da Politica Nacional de Saude do Trabalhador (PNST) e da Portaria GM/MS N° 2.728/2009, que representou uma atualização da regulamentação da RENAST – Rede Nacional de Atencao Integral à Saúde do Trabalhador frente ao Pacto pela Saúde e do manual da RENAST, o Conselho Nacional de Saude, atraves da Comissao Intersetorial de Saude do Trabalhador – CIST/CNS realizou nos dia 15 e 16 de dezembro último o III ENCONTRO NACIONAL DAS CISTs.
O objetivo principal foi o fortalecimento do Controle Social no processo de implementacao da Politica Nacional de Saude do Trabalhador – PNST, considerando o papel da CISTs, no assessoramento aos conselhos de saude na tematica de saude do trabalhador. Propiciou aos participantes o conhecimento da Politica Nacional de Saude do Trabalhador e o manual da RENAST a partir da portaria 2.728/09; definiu estrategias para a implementacao para a Politica Nacional de Saude do Trabalhador; definiu estrategias para a criacao e/ou fortalecimento das CISTs estaduais e municipais.

PROGRAMAÇÃO
15 de dezembro de 2010
Quarta-feira
08h00 Credenciamento/Acolhimento
09h00 Mesa de abertura
09h30 Exposição:
- Política Nacional de Saúde do Trabalhador - PNST
- Portaria GM/MS nº. 2.728/2009, - Regulamentação da RENAST
- Manual da RENAST
Expositor: Carlos Augusto Vaz – Coordenação Geral de Saúde do Trabalhador - CGSAT
Debatedores: Representantes do CONASS, CONASEMS e Maria Izabel da Silva –Coordenadora da CIST/CNS
Coordenação: Ana Cristhina Brasil – Coordenadora Adjunta da CIST/CNS
11h30 Debate
13h00 Almoço
14h00 Exposição: Processos de Controle Público em saúde do trabalhador
Expositora: Lia Giraldo – Fundação Oswaldo Cruz/FIOCRUZ
Debatedora: Maria do Socorro Souza – Representante da CIST/CNS
Coordenador: Jacó Lambert - Representante da CIST/CNS
15h 00 Debate
16h 00 Exposição: Devolutiva da implementação das Resoluções da 3ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador
Expositor: Arnaldo Marcolino – Conselheiro Nacional de Saúde
18h00 Encerramento
16 de dezembro de 2010
Quinta-feira
09h00 Trabalho em Grupo
12h00 Almoço
14h00 Apresentação dos resultados dos trabalhos em grupos
16h00 Encaminhamentos
17h00 Encerramento

Nenhum comentário: