terça-feira, 27 de março de 2012

O SISPPMUG reuniu-se, na tarde de ontem dia 26, com o prefeito Fernando Ribas Carli, a secretária de Educação, o secretário de Finanças e a secretária de Administração do município, para deliberar o repasse do piso nacional do magistério e iniciar a negociação da reposição salarial dos servidores do quadro geral. No dia 29 de março, a pedido do prefeito, haverá uma nova reunião para que seja apresentado o índice de reposição.

sexta-feira, 23 de março de 2012

PARALISAÇÃO DIA 30 DE MARÇO DE 2012 "GREVE"




Guarapuava, 23 de março de 2012.

O nosso sindicato  no último dia 21, juntamente com os servidores públicos municipais presentes na assembléia neste mesmo dia, decidiu confirmar a deliberação de greve para o dia 30 de março de 2012 (sexta-feira). A manifestação por uma negociação com a toda a categoria pública municipal será às 09:00h em frente ao prédio da Radio Cultura AM/ FM, na rua XV de novembro, Centro, em Guarapuava.

Atenciosamente,

A diretoria.
SISPPMUG

quinta-feira, 8 de março de 2012


Dia das Mulheres: momento é ideal para construirmos uma nova sociedade com igualdade, diz secretária cutista.


No Brasil que elegeu recentemente a primeira presidenta, 35% das famílias já são chefiadas por mulheres, de acordo com dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) divulgados em março passado. Levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta ainda que, desde 1992, a participação delas no mercado de trabalho cresceu 9,3% e, até 2020, devem ocupar a maioria dos empregos. As estudantes também são maioria nas universidades: 55,1% das matrículas no ensino superior contra 44,9% dos homens, de acordo com o último censo do Ministério da Educação, divulgado em 2009.

Porém, nesta quinta-feira (8), quando trabalhadoras de todo o país mais uma vez tomarem as ruas no Dia Internacional das Mulheres, a luta pela igualdade de oportunidades e de direitos novamente estará na pauta.

Isso significa que o país não avançou? Para a secretária da Mulher Trabalhadora da CUT, Rosane Silva, houve muitas conquistas, mas o combate à discriminação construída através de séculos é um processo que exige mobilização contínua e um combate a ser travado a longo prazo, sem esmorecer.

“Elegemos uma mulher, temos as políticas de cotas, construímos a Lei Maria da Penha, mas ainda vivemos numa sociedade machista e patriarcal aqui e em todo o mundo, em que as mulheres são desvalorizadas e discriminadas. Prova disso é que recebemos, em média, 30% a menos que os homens, mesmo com mais escolaridade. A família tem mudado, mas nosso salário ainda é considerado complementar”, aponta.

Multa para a desigualdade
Um projeto de lei complementar aprovado nesta terça no Senado pode colaborar para equilibrar a balança. O PLC 130/2011 prevê a aplicação de multa às empresas que não aplicarem a igualdade salarial entre homens e mulheres que exercem a mesma função. A medida segue agora para sanção da presidenta Dilma.

Rosane lembra ainda que os direitos adquiridos precisam ser reafirmados em uma sociedade que ainda funciona sob a ótica machista. Exemplo disso foi o embate jurídico para que a Lei Maria da Penha, referência mundial no combate à violência doméstica contra a mulher, fosse considerada constitucional e o Ministério Público também pudesse atuar em casos de agressão, mesmo que a vítima resolva recuar da denúncia.

“Temos avançado em direitos, mas ainda pontuais. Queremos mudar estrutura sociedade brasileira, essa é a grande luta da CUT”, afirma a dirigente, para quem o momento de transformação pelo qual passa o sistema capitalista faz com que essa seja o momento certo.

Mulheres no poder
A mobilização segue em outras frentes. O Brasil ainda não ratificou as convenções 156 e 189 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e atualmente circulam na rede abaixo-assinados pela aprovação de ambas. A primeira trata da divisão de responsabilidades familiares entre homens e mulheres e a segunda, dos direitos das trabalhadoras domésticas. Para que elas possam ter o mesmo direito dos demais trabalhadores, em especial, a formalização, a CUT, a Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços (Contracs) e a Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (Fenatrad) participam da campanha “12 para “12”, organizada pela Confederação Sindical Internacional (CSI), para que até o final de 2012, ao menos 12 países, incluindo o Brasil, ratifiquem a convenção.
A secretária cutista reafirma que o caminho é a pressão do movimento de mulheres. “A Lei Maria da Penha é um exemplo disso, precisamos fazer muitas denúncias, inclusive em órgãos internacionais para que fosse implementada. O trabalho não é fácil, porque quando o Brasil assumir essas duas convenções, obrigatoriamente teremos que discutir o sistema patriarcal que existe. Essa discussão perpassa a ratificação”, explica.

Da mesma forma, também é preciso que mais mulheres ocupem cargos de comando. E isso demanda transformações na escolha e sustentação das candidatas. “Para mudar a sociedade temos que ocupar os espaços de poder. Temos impulsionado nossas mulheres para que se disponham a ser candidatas como forma de mudar relações sociais. Agora, não adianta se candidatarem se o partido não olhar a mulher de forma diferente, se não destinarem recursos para campanha. Por isso são necessárias políticas afirmativas que inclua o processo de formação e a auto-organização.”

terça-feira, 6 de março de 2012


EDITAL DE CONVOCAÇÃO
ASSEMBLÉIA GERAL



Pelo presente Edital, ficam CONVOCADOS todos os Servidores Públicos Municipais, para se reunirem em Assembléia Geral Extraordinária que se realizará no próximo dia 09/03/2012, à partir das 17:00 horas em primeira convocação, com a presença da maioria dos associados, ou meia hora após, em segunda convocação, com qualquer número de associados presentes, no seguinte endereço: Câmara Municipal de Guarapuava, sito à Rua Pedro Alves, 431, Centro, Guarapuava-PR, a fim de deliberarem, por maioria simples de votos dos associados presentes sobre a seguinte ordem do dia: 1) DIA INTERNACIONAL DA MULHER 2) PISO NACIONAL DO MAGISTÉRIO 33% DE HORA ATIVIDADE 3) PCCV SAÚDE. 4) INDICAÇÃO DOS NOVOS CONSELHEIROS PARA O GUARAPUAVAPREV.5)INFORMES.
 A Assembléia obedecerá ao "quorum" e demais normas estabelecidas no Estatuto do Sindicato.


Guarapuava, 05 de março de 2012.



CLAIR SIMÕES RODRIGUES
PRESIDENTE