segunda-feira, 24 de outubro de 2011


Conferência Estadual de Saúde

O SISPPMUG fez-se presente através do companheiro Altair, o mesmo trabalha na Secretaria de Saúde – Vigilância Sanitária, delegado representando nossa entidade na 10ª Conferencia Estadual de Saúde do Paraná, entre os dias 17 a 19 de outubro, em Curitiba.

A Conferência de Saúde é o fórum de debate, entre todos os segmentos da sociedade representada através de entidades, com a finalidade de avaliar a situação de saúde do Estado, fixar diretrizes da política de saúde, definir e priorizar propostas para melhorar a qualidade dos serviços de saúde do Estado, proporcionando à população melhor qualidade de vida. Avaliar experiências e avanços organizacionais dos conselhos de saúde é condição imprescindível para o aprimoramento e ajustes comuns na consolidação desta instituição mediadora entre o Estado e a Sociedade. Atualmente vivemos em um processo de afirmação democrática na concepção da gestão do interesse público na área da saúde. Todo processo de descentralização e municipalização da saúde condiciona-se a existência legal da instância do controle social, o conselho de saúde, ainda que persistam entraves culturais e políticos para que esse exercício se faça pleno e de direito.
Alem das autoridades de nosso Estado, estava o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o qual repassou as políticas de saúde do governo federal para nosso Estado, recursos nas mais variadas ações de saúde, como UPA, Farmácia Popular, Cirurgias de Alta Complexidade, contribuindo para a melhoria da saúde de todos os paranaenses.
Ocorreram várias oficinas, Saúde do Trabalhador, Atenção Básica, Saúde do Idoso e Financiamento, umas das mais concorridas, foi à presença do renomado medico sergipano que atuou também no Ministério da Saúde, Gilberto de Carvalho, especialista no assunto, (recursos para saúde).
Muitas propostas foram aprovadas, a mais aguardada, a regulamentação da EC 29 (mais recursos para a saúde), 30 horas para os servidores da saúde, fornecimento dos medicamentos de alto custo para população (aumento da oferta), dentre outras.
Conferência Nacional de Saúde
Outro ponto marcante foi à escolha dos representantes do Paraná a participar da etapa nacional. Haviam quatro vagas no segmento/subsegmento de trabalhadores da saúde (no estado todo), após uma acirrada disputa nossa entidade foi contemplada com uma das vagas à capital federal, portanto, teremos representação na 14ª Conferencia Nacional de Saúde, que acontecerá de 30 de novembro a 04 de dezembro, em Brasília – DF., fazendo parte da delegação do Paraná nesse importante evento que terá participação todos os estados da federação. Oportunidade impar, comentou Altair, afinal, estaremos, propondo, discutindo, debatendo a promoção e a prevenção da saúde para efetivar os direitos de todos os usuários do Sistema Único de Saúde em nosso país.
 Altair Angelo dos Santos.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011


CONVITE

EM COMEMORAÇÃO AO
DIA 28 DE OUTUBRO
“DIA DO SERVIDOR PÚBLICO”


O SISPPMUG ESTARÁ PROMOVENDO  NO DIA 26/10/11 UM FINAL DE TARDE AGRADÁVEL COM APRESENTAÇÃO DO GRUPO SOLIDUM.
LOCAL : SALÃO GRESGA
HORÁRIO : 18:00 HORAS


HAVERÁ SORTEIO DE BRINDES AOS ASSOCIADOS.


sexta-feira, 14 de outubro de 2011

PARABÉNS PROFESSOR/A

Dia do (a) professor (a) com muita luta pela frente! Neste sábado, 15, em todo o Brasil, é comemorado o Dia do (a) Professor (a), uma classe trabalhadora que tem muito para conquistar. Falta de professores (as), financiamento insuficiente, escolas sem infraestrutura e o não cumprimento da Lei do Piso Salarial na maioria dos estados e municípios têm deixado a categoria desestimulada. Em levantamento feito pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), nenhum estado cumpre a lei do piso integralmente “Na maioria dos estados e municípios que dizem cumprir pagar o piso, a norma não é seguida como deveria, pois não estruturaram uma carreira para seus profissionais", afirma o presidente da CNTE, Roberto Leão. Um equívoco do Ministério da Educação (MEC), que define que o valor do Piso para 2011 é de R$1.187,97, facilita para que alguns governadores e prefeitos não paguem o valor correto do Piso. Para a CNTE, em 2011, o vencimento inicial de carreira de um (a) professor (a) com nível médio deve ser de R$1.597,87, levando-se em consideração o que é garantido na Lei do Piso. A Lei atribui que o Piso deve ter reajustes anuais, utilizando-se o mesmo percentual de crescimento do valor anual mínimo por aluno referente aos anos iniciais do ensino fundamental urbano, definido nacionalmente, nos termos da Lei no 11.494, de 20 de junho de 2007. Além do Piso, uma questão relevante para promover maior valorização no ensino público brasileiro é o financiamento da educação. A CNTE luta para que no Plano Nacional de Educação (PNE), dos próximos 10 anos, sejam repassados o equivalente a 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para a educação, e não 7% como está especificado no Projeto de Lei em discussão no Congresso Nacional. Com o objetivo de chamar a atenção para esta questão, a CNTE realiza em Brasília, no dia 26 de outubro, a 5ª Marcha Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública de Qualidade, que este ano tem como tema “10 mil pelos 10% do PIB”. Neste dia, as 43 entidades filiadas à Confederação se reunirão pela manhã em frente ao estádio Mané Garrincha e marcharão até o Congresso Nacional. A CNTE pretende entregar ao presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, e ao relator do PNE, Ângelo Vanhoni, cem mil assinaturas pedindo a destinação de 10% do PIB para a educação pública brasileira. Não é muito e todos sabem disso, principalmente em se tratando de educação, que é essencial para a construção de um país justo e preparado para o futuro. (CNTE, 14/10/11)

segunda-feira, 3 de outubro de 2011


ATENÇÃO
COMUNICAMOS QUE O ATENDIMENTO MÉDICO COM DR. ANTENOR NO SISPPMUG  A PARTIR DO DIA 05/10/2011 SERÁ NO PERÍODO DA TARDE, AS 14:00 HORAS.
AVISAMOS AINDA, QUE AS CONSULTAS DEVEM SER AGENDADAS COM ANTECEDÊNCIA.

GRATOS PELA COMPREENSÃO
A DIRETORIA